Domingo, 25 de Outubro de 2020
87.99164-7723
Pernambuco CORONAVÍRUS

Veja o cronograma de reabertura das atividades

Pernambuco anuncia cronograma de abertura gradual das atividades econômicas. Algumas delas já têm data para serem retomadas. Outras terão suas datas anunciadas de acordo com a curva de contágio da Covid-19

03/06/2020 11h21
111
Por: Redacao Fonte: Folha PE
Governo de Pernambuco anuncia retomada gradual das atividades econômicas Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco
Governo de Pernambuco anuncia retomada gradual das atividades econômicas Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Diante do resultado de estabilização da curva dos casos da Covid-19 em Pernambuco, as atividades econômicas vão começar a ser flexibilizadas, de forma cautelosa e gradual. Através de um plano de convivência com a Covid-19, equipes do Governo de Pernambuco juntamente com uma consultoria externa, montaram um cronograma com datas para o retorno de algumas atividades.

Pelo calendário, no dia 1º de junho, foram reabertas as atividades que estavam liberadas antes da quarentena rígida dos cinco municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), e, a partir do dia 15 de junho, serão liberados serviços de estética, comércio e eventos, com restrições. Além do calendário, o governo informou o cronograma das próximas etapas, ainda sem datas definidas, pois aguardará o resultado semanal da curva de contágio do vírus.

Desde ontem, as atividades de varejo de bairro, varejo de centro, comércio atacadista, shoppings centers, centros comerciais e praças de alimentação foram reabertas para funcionamento de delivery. Além disso, as lojas de material de construção poderão funcionar de acordo com novos protocolos de higiene e distanciamento social.

 

No dia 8 de junho, estará liberada atividade da construção civil, com a presença de 50% dos funcionários, como também horário reduzido (9h às 18h) para obras situadas na RMR. No mesmo dia, o comércio atacadista será retomado com novos protocolos e, na RMR, horário definido das 9h às 18h.

Já no dia 15 de junho, varejo de bairro e distrito poderão reabrir com espaço limitado em até 200 metros quadrados (m²). Os salões de beleza e serviços de estética também reabrirão, com regras: um cliente por vez, por agendamento, sem fila de espera, e procedimento de higienização entre um cliente e outro. Além desses, serão retomados shoppings centers, centros comerciais e praças de alimentação para delivery e coleta de itens comprados previamente - no caso da RMR, horário reduzido: das 12h às 18h. Eventos esportivos serão retomados gradualmente, com liberação para treinos das equipes de futebol profissional.

De acordo com o Governo do Estado, todo o calendário poderá ser modificado se algum resultado da curva de contágio do coronavírus não seguir o esperado. "É um trabalho intenso para salvar vidas, e também um diálogo construtivo com os setores econômicos. Importante para que os empregos voltem a ser atrativos, mas com cuidado para a curva não subir. Por isso, vamos analisar semanalmente e se for preciso modificar o calendário, nós vamos fazer. O cronograma será válido para todo o Estado de Pernambuco, mas se necessário, vamos flexibilizar de forma diferenciada por região”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, haverá fiscalização. “Será feita uma fiscalização do Governo de Pernambuco com as prefeituras municipais. Como medidas punitivas, poderá ter multa pelo descumprimento e, eventualmente, suspensão do alvará de funcionamento. Acima disso, esperamos a compreensão das pessoas para seguir as determinações”, disse o secretário.

O governo apresentou um cronograma ainda sem data definida para início e ampliação de outras atividades. Tudo será avaliado na medida em que os números do contágio da Covid-19 forem sendo favoráveis. Serão etapas que incluem desde a liberação gradual de serviços médicos até eventos esportivos com novos protocolos. Também estão previstos reabertura gradual de academias de ginástica, cinemas, teatros e museus. Todos com cautelosas medidas, dentro do “novo normal”.

Cronograma de flexibilização das atividades econômicas em Pernambuco

1º de junho

- Lojas de material de construção com novos protocolos e delivery de comércio não essencial

8 de junho
- Reabertura gradual da construção civil (50% dos funcionários e horário das 9h às 18h) e comércio atacadista (novos protocolos e horário das 9h às 18h)

15 de junho
- Reabertura gradual do varejo de bairro (loja com até 200 m²), salões de beleza e serviços de estética (novos protocolos)
- Delivery e coleta de shoppings centers e centros comerciais (para Região Metropolitana, o horário será das 12h às 18h)
- Retorno dos treinos de futebol profissional

Seguem abaixo próximas etapas da flexibilização, com datas a serem definidas de acordo com o quadro da Covid-19

Data a definir
- Reabertura gradual dos serviços médicos, odontológicos e veterinários, concessionárias e locadoras
- Reabertura gradual do varejo de centro, shoppings centers, feiras e polos de confecções
- Retorno dos jogos de futebol profissional sem torcida
- Reabertura gradual dos serviços de escritório, serviço público
- Reabertura gradual de centros esportivos com prática de atividades sem contato
Reabertura gradual dos serviços de alimentação: bares, restaurantes e lanchonetes
Reabertura gradual de academias de ginástica e similares
Reabertura gradual de museus, cinemas e teatros
Retorno de eventos esportivos com torcida limitada
Retorno de eventos com novos protocolos

Fonte: Governo de Pernambuco

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Ouricuri - PE
Atualizado às 04h17 - Fonte: Climatempo
23°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 34°

23° Sensação
10.7 km/h Vento
70.6% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Mais lidas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias