Terça, 15 de outubro de 2019
87.99944-0258
Brasil

21/08/2019 às 13h45

16

Redacao

Ouricuri / PE

Jovem acidentada em kart terá pele da cintura transplantada na cabeça
Débora Stefanny que teve o couro cabeludo arrancado por kart receberá enxerto retirado do próprio corpo. Microcirurgião de Houston participará do procedimento em São Paulo
Jovem acidentada em kart terá pele da cintura transplantada na cabeça
Débora Estephany Foto: Cortesia

Na primeira microcirurgia reconstrutiva que reúne a equipe do Hospital Especializado de Ribeirão Preto e o médico Marco Maricevich, especialista que atua em Houston, nos Estados Unidos, a jovem que teve o couro cabeludo arrancado em um acidente de kart no Recife receberá um transplante de pele retirada da própria cintura. O tecido, segundo assessoria da unidade de saúde paulista, cobrirá toda a região afetada, que vai da testa à nuca. Ainda segundo a assessoria do hospital, o procedimento ao qual a auxiliar de ensino infantil Débora Stefanny Dantas de Oliveira, 19 anos, será submetida no próximo sábado (24) terá duração aproximada de oito horas. 

Nesta terça-feira (20), o microcirurgião Marco Maricevich confirmou com exclusividade à Folha de Pernambuco que desembarcará em São Paulo também na sexta-feira para integrar a equipe responsável pelo caso de Débora. "A pele tem várias camadas. Vai se fatiar a pele, para tirar uma camada fininha, para tampar o crânio, que está exposto. Será retirada da parte lateral do corpo, na cintura, abaixo da costela", explicou a assessoria de Imprensa do hospital de Ribeirão Preto.


O novo procedimento é necessário porque o reimplante feito no Recife não foi bem-sucedido. "Teve que retirar tudo e fazer de novo porque necrosou. Deu trombose", acrescentou a assessoria. Após o acidente, Débora foi socorrida no Hospital da Restauração, mas foi recomendada a transferência dela para o centro especializado, onde ficará internada por mais de um mês nesta primeira etapa dos trabalhos. "Ela terá que fazer várias cirurgias. Depois, precisa de um tempo para revascularizar. Conforme a recuperação for evoluindo, serão feitas novas cirurgias. Tudo acontece por etapa. Depois do procedimento do sábado, serão avaliadas as próximas estratégias", finalizou a assessoria do Hospital Especializado de Ribeirão Preto. 

Entenda o caso 

Débora corria de kart com o namorado em uma pista no estacionamento do Walmart, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, quando o cabelo soltou da touca e ficou preso no motor. A pele foi arrancada desde a altura dos olhos até a nuca. A jovem foi socorrida pelo namorado e levada ao HR, onde foi feito o reimplante do couro cabeludo. Os médicos conseguiram recuperar e reimplantar 80% da área atingida. Contudo, na última quinta-feira (15), a equipe médica do Recife apontou o risco de o procedimento não funcionar devido ao aparecimento de obstruções nas veias e artérias da área operada. 

Procurado, o grupo Big, antigo Walmart Brasil, informou que está custeando toda a recuperação de Débora em São Paulo, inclusive a vinda do médico Marco Maricevich dos Estados Unidos e os dois acompanhantes da moça. Segundo a assessoria de imprensa da rede de supermercados, tudo que for decidido pela família da jovem e pela a equipe médica será arcado pelo grupo Big. 

Investigação 

A Polícia Civil de Pernambuco abriu inquérito para investigar o acidente. Segundo o delegado Alfredo Jorge, responsável pelo caso, oito pessoas foram ouvidas até agora, mas a conclusão do inquérito deve demorar, pois depende dos resultados das perícias e do depoimento de Débora. A pista de kart onde aconteceu o acidente funcionava sem alvará e era administrada pela empresa Adrenalina Kart. O local foi interditado há uma semana, um dia após o acidente, em fiscalização feita pelo Procon-PE e Corpo de Bombeiros.

FONTE: Folha PE

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
Mais lidas
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium